» Especialidades » Psicologia » Comportamento Assertivo

Especialidades


Psicologia

Comportamento Assertivo

Iremos, inicialmente, explicar a diferença entre três tipos de comportamento: o não-assertivo ou passivo; o assertivo; e o agressivo. Abaixo as características de cada tipo:

NÃO-ASSETIVO OU PASSIVO  
Nega a si próprio Sempre concorda com o grupo
Fica inibido na expressão de sentimentos negativos Indeciso nas escolhas, submete-se às opiniões alheias
Mal consigo mesmo Gera pena, irritação e desprezo
Permite que os outros escolham por ele Não defende os próprios direitos, mas respeita os alheios
Não atinge os objetivos desejados, recriminando a si e aos outros Usa expressões dúbias(talvez, acho) raro uso do pronome “eu”
Desvaloriza-se Evita contato visual, hesitante
Indeciso nas escolhas, submete-se às opiniões alheias Sacrifica os objetivos para manter a relação
Quando expressa sentimentos negativos, a forma é inadequada A PESSOA PODE SER INCAPAZ DE AGIR DE MANEIRA QUE GOSTARIA
ASSERTIVO  
Valoriza-se, sem ferir o outro Consegue discordar do grupo
Pode atingir os objetivos desejados, preservando a relação Persevera nos objetivos e avalia o próprio comportamento
Honesto na expressão de sentimentos negativos Expressa sentimentos negativos controlando a forma
Defende os próprios direitos, respeitando os alheios. Faz as próprias escolhas, considerando as opiniões alheias
Gera respeito Satisfeito consigo mesmo
Mantém contato visual, firme Expressa-se
Usa expressões afirmativas (sim, queremos), raro uso do “eu” UMA PESSOA CAPAZ “DE FAZER SUA PRÓPRIA OPÇÃO” SOBRE A MANEIRA DE AGIR NUMA DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA.
AGRESSIVO  
Valoriza-se à custa dos outros Expressa-se
Deprecia os outros Escolhe para os outros
Atinge os objetivos desejados, ferindo os outros Honesto na expressão de sentimentos negativos
Expressa sentimentos negativos de forma inadequada Persevera nos objetivos, sem avaliar as conseqüências
Consegue discordar do grupo Faz escolhas por si e para os outros
Defende os próprios direitos, desrespeitando os alheios Usa expressões imperativas (faça, deve), uso do “eu”
Gera medo, raiva, vingança “Bem ou mal consigo mesmo”
Contato visual intimidador A PESSOA PODE SER INCAPAZ DE ATINGIR SEUS OBJETIVOS SEM FERIR OS OUTROS

 

Habilidades Sociais

Porque devo mudar?

MILHARES DE PESSOAS TÊM DESCOBERTO QUE SE TORNAR MAIS ASSERTIVO É UM PROCESSO DE APRENDIZADO E QUE É POSSÍVEL PARA ELAS MUDAREM.

No aprendizado da assertividade, enfatiza-se o fato de que ninguém tem o direito de se aproveitar de outro simplesmente por uma questão de se tratar de seres humanos. Cada pessoa tem um direito inalienável de expressar-se mesmo que “só tenha o primário” ou “esteja no caminho errado” ou “seja apenas um auxiliar de escritório”. Sendo assertiva, a pessoa está aprendendo a dar e receber em igualdade com ou outros e estar mais a serviço de si e dos outros.

Um outro motivo para incentivar muitas pessoas a se tornarem assertivas é a maneira como certos problemas físicos reduzem à medida que a asserção progride. A redução na ansiedade e culpa que é experimentada por pessoas não-assertivas e agressivas, quando aprendem a ser assertivas, resulta frequentemente na eliminação desses sintomas físicos.

 

MUDANDO COMPORTAMENTO E ATITUDE

A chave para o desenvolvimento da asserção é a prática de novos padrões de comportamento. Salienta-se que o comportamento é o componente mais passível de mudança.

Desta forma, traça-se uma seqüência positiva que surgirá com a mudança dos padrões comportamentais: o comportamento mais adequadamente assertivo (auto-valorização) ganha mais respostas positivas dos outros, este feedback positivo leva a uma avaliação positiva de si mesmo (“Puxa, as pessoas estão me tratando como alguém de valor!”), e os sentimentos melhorados sobre si mesmo resultam em asserções futuras.

Nem sempre as pessoas experimentarão desenvolver comportamentos assertivos tão rapidamente e nem todos estes comportamentos terão pleno êxito. O sucesso quase sempre requer muita paciência e depende de um processo gradual de lidar com situações cada vez mais difíceis.

Pode-se citar como regra geral encontrada ao facilitar o comportamento assertivo que a asserção tende a ser compensadora por si mesma. Isto é, é muito agradável sentir que os outros começam a responder mais atenciosamente, atingir seu ideal de relacionamento, fazer com que as situações se resolvam do jeito que você quer.

 

Lembretes:

  1. COMECE COM ASSERÇÕES SIMPLES, NAS QUAIS VOCÊ ESTEJA CERTO DE SER BEM SUCEDIDO. ASSIM, GANHARÁ MAIS CONFIANÇA E TREINO PARA LIDAR COM OUTRAS MAIS COMPLEXAS.
  2. TENHA SEMPRE EM MENTE QUE A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO LEVA A UMA SÉRIE DE MUDANÇA DE ATITUDE EM VOCÊ MESMO E DE OUTRAS PESSOAS E SITUAÇÕES EM RELAÇÃO A VOCÊ.

 

Conceito

  • O comportamento socialmente hábil é o conjunto de comportamentos emitidos por um individuo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse individuo de modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas.
  • A habilidade social dever ser considerada dentro de um contexto cultural determinado, e os padrões de comunicação variam de forma ampla entre culturas e dentro de uma mesma cultura, dependendo de fatores como idade, sexo, classe social e educação.
  • O individuo leva à situação, também, suas próprias atitudes, valores, crenças, capacidades cognitivas e um estilo único de interação.

 

Características

  • Não há um “critério” absoluto de habilidade social.
  • Não há uma maneira certa de comportar que seja universal, mas uma série de enfoques diferentes que podem variar de acordo com o individuo. Por exemplo, duas pessoas podem comportar-se de maneiras totalmente diferentes em uma mesma situação, ou a mesma pessoa pode agir de maneiras diferentes em duas situações similares, e tais respostas podem representar o mesmo grau de habilidade social.
  • O comportamento considerado apropriado em uma situação pode ser, obviamente, impróprio em outra.

 

Treino de Habilidades Sociais

  • O treinamento de habilidades sociais inclui o treino de assertividade, habilidades de comunicação, de resolução de problemas, de cooperação e aquelas próprias dos rituais sociais estabelecidos pela subcultura global.
  • A prática assertiva inclui a expressão de afetos e opiniões de modo direto e a conquista de um tratamento justo, igualitário e livre de demandas abusivas.

 

O TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM. REQUER TEMPO E PACIÊNCIA, MAS É POSSÍVEL QUE OCORRA A MUDANÇA.

LEMBRE QUE A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO LEVA A UMA SÉRIE DE MUDANÇA DE ATITUDE EM VOCÊ MESMO E DE OUTRAS PESSOAS E SITUAÇÕES EM RELAÇÃO A VOCÊ.

 

Marque sua consulta online