Acupuntura Dry Needling

Acupuntura Dry Needling

Acupuntura Dry Needling é uma nova técnica de manipulação que está trazendo alívio para quem sofre de dores músculo-esqueléticas.

Agulhas semelhantes às da acupuntura são inseridas em partes do corpo, como cabeça, ombro, joelho, pé, cervical, lombar e quadril e agem nos nódulos de tensão muscular, promovendo o bem-estar do indivíduo. Esses pequenos nódulos na musculatura, que são os chamados “pontos-gatilho” (pontos dolorosos), são formados pela deficiência na passagem do sangue através do músculo, o que pode causar também redução da mobilidade da articulação, fraqueza muscular, tensão e dor.

Essa terapia ajuda na melhora da qualidade de vida de trabalhadores submetidos a estresse mental ou físico, os quais realizam esforço repetitivo, carrega peso, usa computador com freqüência, sem intervalos para descanso ou alongamento muscular, além de não realizar atividade física. Tal condição de vida promove a formação de banda tensa nos músculos e pontos-gatilho nos mesmos. Evidências científicas mostram que a introdução de agulhas de acupuntura no ponto dolorido promove aumento da circulação local, maior aporte de oxigênio no local, com consequente relaxamento muscular e alívio da dor por hiperestimulação, liberando assim, toda a região tensa.

Esse tratamento foi aperfeiçoado na Austrália, sendo diferente da acupuntura oriental chinesa. A terapia chinesa utiliza pontos específicos clássicos e leva em conta aspectos, como energia corporal em equilíbrio, o Yin e Yang. Dessa forma, a acupuntura tradicional trata desequilíbrios energéticos presentes em órgãos, os quais são causas de dor e patologias.

A acupuntura Dry Needling, também chamada de agulhamento seco, pode ser usada no tratamento de enxaqueca, fibromialgia, tendinite, epicondilite, osteoartite, cicatrizes cirúrgicas, cãibras noturnas nas panturrilhas, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), dor crônica nas regiões cervical, torácica e lombar, nos joelhos, pé, ombro, braço, mão, quadril, e em qualquer parte do corpo com lesão muscular.

A freqüência do tratamento varia de acordo com a resposta do paciente, podendo ser a cada 2-3 dias para dor aguda, e semanalmente para dor crônica. A técnica é contra-indicada nos seguintes casos: uso de marcapasso, presença de veias varicosas, tecido infeccionado, áreas com inflamação aguda, epilepsia instável, uso de anticoagulantes, câncer em fase de metástase.