» Fisio »

Disfunções na coluna vertebral

Fisio


Disfunções na coluna vertebral

HÉRNIA DE DISCO – Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região. O disco intervertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Após traumatismos (quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar, entre outros), a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas. Em qualquer local da coluna vertebral pode haver herniação discal. Disco cervical: a) Dor e rigidez na nuca, nos ombros e na escápula; b) Dificuldade de movimentação dos braços, com sensação de formigamento (parestesia).

Disco lombar:

1) dor anal, no quadril e no púbis, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo;

2) dor acentuada ao sentar, levantar peso, etc.;

3) deformidade postural do saco; e,

4) dificuldade para andar e devido as fortes contrações nos glúteos.

Algumas hérnias de disco podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia, no entanto é necessário avaliar o tipo de hérnia.

LOMBALGIA – Denomina-se de Lombalgia ou Lumbago o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas. Inicia-se repentinamente e caracteriza-se pela intensidade da dor. Afeta também a região sacra. O paciente, ao tentar levantar-se de um modo inclinado, sente como uma chicotada na região lombar, derrubando-o no chão. Alguns momentos depois, consegue endireitar as costas, mas não consegue inclinar-se novamente. Muitas pessoas sofrem com essas dores e elas são causas de incapacidade funcional e morbidade. O tipo mais conhecido de lombalgia é a de origem mecânica-degenerativa, caracterizada por distúrbio e/ou alteração funcional, sendo que a dor por um problema mecânico é causada pelo encurtamento dos músculos posteriores, ou seja, os músculos da região lombar, músculos posteriores da coxa e os músculos da perna.

CERVICALGIA – Cervicalgia é um termo geral usado para descrever a dor no pescoço. Na maioria das vezes, cervicalgia pode ser devido a um músculo estirpe ou ligamento entorse . Dor no pescoço, que não pode ser atribuída a uma causa séria é muitas vezes referida como cervicalgia.

LOMBOCIATALGIA – A lombociatalgia, caracterizada pelo estreitamento do canal vertebral das vértebras lombares é uma patologia de difícil diagnóstico e muito fácil de ser confundida com hérnia de disco, síndrome do piriforme ou mesmo artrose discal por causa da localização de certa forma complexa por onde passam importantes ramificações nervosas.

CERVICOBRAQUIALGIA – A cervicobraquialgia é uma dor (inflamação) na coluna cervical (pescoço) com irradiação para o braço, devido a compressão de raízes nervosas que saem dessa região. A dor pode ser em todo o braço ou de uma parte dele, depende aonde está a pressão, aumentando quando o paciente faz certos movimentos do pescoço, até mesmo rir, causando parestesia e sensação de formigamento e dormência.

 


Nenhum Comentário »

Deixe seu Comentário.

Feed de comentários

Escreva seu Comentário

Marque sua consulta online