RPG – Reeducação Postural Global

RPG – Reeducação Postural Global

R.P.G. – Reeducação Postural Global – É uma técnica da fisioterapia desenvolvida na França, que corrige alterações posturais, causadoras de dor ou desconforto, através do desbloqueio da respiração, do alongamento muscular e do aumento do espaço articular.

Sua vantagem é o fato de ser um tratamento global voltado para as limitações individuais de cada paciente, baseado numa criteriosa avaliação postural.

Na sessão de RPG, são trabalhadas posturas — movimentos lentos, graduais e progressivos no paciente, com objetivo de alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos voltem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Os desajustes na postura são vivenciados não somente por adultos, como também por crianças e adolescentes.  A RPG é indicada a partir da idade em que o paciente consiga ter a disciplina para trabalhar a sustentação da postura.

A RPG proporciona resultados imediatos. Os pacientes conseguem curar os problemas e aprendem a conhecer o próprio corpo. A terapia atua no sistema nervoso central, o que estimula a pessoa a manter a postura correta, evitando novos danos que comprometem o sistema músculo-esquelético. Além disso, a terapia é indicada em casos de dores lombares e articulares, fibromialgia, labirintite, lesões de meniscos, tendinites, bursites, artrose, artrite, hérnia de disco, deformidades torácicas (como hiperlordose lombar, hipercifose dorsal), desvios na coluna (como escoliose), doenças causadas por esforço repetitivo e contusões sofridas por esportistas.

O número de sessões necessárias para a solução dos sintomas varia conforme o quadro de cada paciente e em cada sessão, que dura cerca de uma hora, é feita uma reavaliação para uma constante adequação do tratamento.