» Especialidades » Psicologia » Psicologia Clínica

Especialidades


Psicologia

Psicologia Clínica

QUEM PROCURA TERAPIA?

As pessoas procuram terapia por uma série de problemas humanos, que podem ser, por exemplo: ansiedade, depressão, medos, problemas interpessoais, hábitos problemáticos, baixa autoestima, dúvidas existenciais, conflitos conjugais, autocontrole ruim, sentimento de estagnação pessoal e sensação de vazio. Entende-se, então, que procuram terapia quando se sentem perturbados, variando de uma pessoa para outra tanto a natureza do problema quanto a gravidade.

Os clientes em tratamento não precisam, necessariamente, de um transtorno psicológico diagnosticável, apesar de problemas de ansiedade e depressão serem os problemas mais comuns apresentados no consultório. Alguns procuram tratamento para enfrentar problemas do dia-a-dia, momentos de crise em sua vida, sentimentos de descontentamento ou quando sentem sintomas variados como depressão, ansiedade, insônia etc. Desta forma, a terapia inclui tanto esforços para fomentar o crescimento pessoal dos clientes como intervenções profissionais para transtornos mentais.

Em alguns casos, não se tem consciência de que o tratamento psicológico está disponível, e em outros se acredita que este será sempre caro. Mas o que não conhecem é que MUITOS podem se beneficiar com um processo psicoterápico. O bloqueio é que, para muitos, é necessário admitir uma fraqueza pessoal para estar em terapia.

 

Quem provê o tratamento profissional? OS TERAPEUTAS

Psicoterapia refere-se a tratamento PROFISSIONAL prestado por alguém com treinamento especial. Um desses profissionais é o psicólogo, que visa auxiliar as pessoas no processo de autoconhecimento, a lidar com as dificuldades e conflitos e a construir novas formas de enfrentar seus problemas. Isto é, objetiva melhorar a qualidade de vida do cliente e das suas relações interpessoais.

Alguns serviços prestados pelo psicólogo clinico são: aconselhamento psicológico, avaliação psicológica, atenção psicoterápica individual ou em grupo, orientação vocacional etc. Através de diferentes abordagens, este profissional da área de saúde atua colaborando para melhorar a saúde do cliente num tratamento referente a processos intra e interpessoais.

 

Onde encontrar serviços terapêuticos?

A psicoterapia pode ser encontrada numa diversidade de ambientes. Os profissionais podem trabalhar em ambientes institucionais (hospitais, centros de saúde mental, agências de assistência social etc.) ou na área privada, onde estão os profissionais liberais.

 

A Psicoterapia

O processo psicoterapêutico tem entre seus objetivos conduzir o individuo ao desenvolvimento de uma melhor percepção de si, do mundo, de seus comportamentos, pensamentos, sentimentos e das consequências destes sobre sua vida. O cliente, assim, pode desenvolver suas potencialidades e limites, de entender melhor suas características, ampliando suas possibilidades de compreensão e usando esse conhecimento a fim de conseguir uma estabilidade emocional e realizar escolhas mais conscientes.

É necessário ter expectativas realísticas sobre a terapia. O terapeuta é um facilitador de um processo que visa o desafio de modificar sentimentos, pensamentos e comportamentos. Isto é, na psicoterapia é preciso esforço, tempo e coragem para enfrentar um tratamento que precisa de tempo para observar as mudanças necessárias.

A duração da psicoterapia varia de pessoa para pessoa e de caso para caso. Geralmente, o processo dura alguns meses ou anos, realizada na frequência mínima de um encontro semanal ou até mais.

 

O que procurar em um provável Terapeuta?

Procure empatia e entendimento!

Procure cordialidade e preocupação sincera!

Procure autoconfiança!

Procure um terapeuta do sexo feminino ou masculino se o preferir!

Procure, assim, um profissional, que possa confiar, que possa te entender, que você se sinta a vontade para expor seus problemas!

Marque sua consulta online